Março Lilás e a prevenção do câncer de colo de útero

O mês de março, além de abrigar o Dia Internacional da Mulher (8), acolhe uma campanha importante para a ala feminina: o Março Lilás. O movimento propaga a importância da prevenção, conscientização e combate ao câncer de colo de útero. 

A doença é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Por isso, campanhas de conscientização são tão importantes, visando a redução dos números de casos, ajudando as mulheres a conhecerem as principais formas de cuidados, além de alertá-las sobre os sintomas iniciais da doença

Nós da Integralmed apoiamos a causa e, neste texto, iremos trazer as principais informações sobre o câncer de colo de útero e ajudar a propagar o quanto é importante identificar os sintomas e buscar ajuda para um tratamento adequado. 

Fique conosco, previna-se e compartilhe!

O que é o Março Lilás?

Criada pelo Ministério da Saúde, o Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população feminina e apoiá-la no combate ao câncer de colo de útero, alertando sobre os sintomas iniciais da doença.

A necessidade de lançar um mês dedicado à propagação de informações sobre a doença, deve-se ao cenário alarmante do número de casos.

De acordo com dados, esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente entre a população feminina no País – atrás do câncer de mama e de colorretal – e a quarta causa de morte de mulheres.

Para tal, a Pasta disponibiliza – gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), orientações de prevenção, acompanhamento ambulatorial, exames diagnósticos (até procedimentos cirúrgicos), quimio e radioterapêuticos.

O que é o câncer de colo de útero?

mulher segurando ilustração de útero

Também conhecido como câncer cervical, a doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV.

Esse tipo de infecção é bastante frequente, porém, na maioria das vezes, não causa doença. Por outro lado, em alguns casos, pode evoluir para o câncer.

A transmissão do HPV acontece por contato direto pele a pele, incluindo relações sexuais vaginais, sexo oral, sexo anal ou qualquer outro contato envolvendo a área genital.

Quais os sintomas de câncer de colo de útero?

Os sintomas do câncer de colo de útero apresentam um desenvolvimento lento na fase inicial. Por isso, a importância de estar com visita ao ginecologista em dia para um diagnóstico precoce. Uma das formas de identificar é por meio do exame de papanicolau, um dos mais comuns.

Nos casos mais avançados, pode evoluir para os seguintes sintomas:

  • Sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual;
  • Secreção vaginal anormal;
  • Dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Tratamento

Assim como em outros tipos de câncer, a doença tem o tratamento definido com base na avaliação médica.

De acordo com o estágio da doença e o estado de saúde do paciente podem ser adotadas alternativas como:

  • Quimioterapia;
  • Cirurgia;
  • Radioterapia.

Prevenção

Devido à forma de transmissão do HPV ser por via sexual, a prevenção do câncer de colo de útero inclui o uso de preservativos. Além disso, a vacinação contra o HPV é necessária.

Para tal, o Ministério da Saúde assegura, por meio de calendário oficial, a imunização de meninas entre 9 e 14 anos; e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Aliás, o programa de imunização é a principal forma de prevenção, já que reduz o risco de contágio desde cedo.

Vale ressaltar que, além da vacinação, o exame de papanicolau é também indicado como método de prevenção, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, sem evoluir para o câncer.

O Março Lilás reforça a importância da informação como veículo de conscientização para combater doenças que, se diagnosticadas precocemente, as chances de cura são maiores.

A Integralmed tem o compromisso de manter um catálogo de medicamentos oncológicos. No nosso site, temos uma lista de remédios para o câncer de colo de útero, que podem ser adquiridos após a solicitação médica.

A saúde feminina deve ser levada a sério. É importante estar alerta não só aos sintomas do câncer de colo de útero, mas a outros problemas que podem afetar o bem-estar, como a endometriose e candidíase.

Fique atenta aos sinais e compartilhe com outras mulheres a causa da campanha. Previna-se!

Fontes: INCA, Unifesp e GOV. br

Compartilhe:

Receba as novidades no seu e-mail