Como cuidar de queimadura de sol: saiba quando é necessário pedir ajuda médica

Abusar do sol é um comportamento bastante comum entre aqueles que querem aproveitar ao máximo a praia ou piscina. O problema é que a exposição excessiva à radiação ultravioleta, principalmente sem proteção solar, pode trazer danos à pele, dentre eles, a queimadura de sol

Quando isso ocorre, é importante saber como cuidar da queimadura de sol, além de entender quando é necessário buscar ajuda médica. 

No post de hoje, nós iremos sanar essas e outras dúvidas, e ainda listar dicas de bons produtos para cuidar da pele machucada. Leia até o final, cuide-se e lembre-se de usar sempre o filtro solar!

Quais as causas da queimadura de sol?

Sem dúvidas, a principal causa da queimadura solar é a exposição solar, principalmente, entre 10h e 16h, horário de maior incidência dos raios ultravioletas.

A radiação UV é a grande vilã da pele que, além de provocar queimadura de sol, pode levar também ao fotoenvelhecimento e ao câncer de pele.

Os dois tipos de raios UV mais conhecidos são:

  • Raios UVA: penetram profundamente na pele, danificando a derme. O resultado da exposição excessiva e prolongada é o envelhecimento precoce da pele.
  • Raios UVB: penetram de forma superficial, provocando danos na epiderme. É nessa camada onde ocorre a queimadura de sol, ocasionando inchaço, vermelhidão e dor.

Como cuidar da queimadura de sol?

Seguindo estas dicas, é possível aliviar os danos causados pela queimadura solar:

  • Compressas frias ou toalhas umedecidas com água fresca são ótimas para esfriar a pele, reduzindo a ardência e a sensação de calor da queimadura de sol;
  • Invista na hidratação (com aloe vera e calêndula) na área afetada. Pode até deixar o creme por alguns minutos na geladeira antes de aplicá-lo na pele para aliviar a dor;
  • Beba bastante líquido;
  • Fique longe do sol, pois a pele está sensível e pode agravar a queimadura;
  • Não cutuque as bolhas, caso apareçam, nem puxe a pele que descasca, pois protege a área de infecções e futuras manchas.

O que é bom para queimadura de sol?

Algumas pomadas e loções são boas para queimadura de sol. Elas podem ser usadas em casos de danos leves, que não ocasionaram bolhas. São indicadas para aliviar a dor, a vermelhidão e a irritação no local.

mulher passando protetor solar no rosto

Cremes como calamina, dexpantenol, pasta d’água, aloe vera e até a água termal são boas para a queimadura de sol, atenuando os sintomas.

Na farmácia delivery da Integralmed, você encontra o Gel Cicatrizante Dersani Hidrogel, que auxilia no tratamento e cicatrização de diversos tipos de lesões como a queimadura solar. 

Vale ressaltar que o uso de qualquer medicamento deve ser ministrado após avaliação médica. Apenas um médico especialista pode indicar o melhor tratamento para o seu caso. Nunca se automedique!

Quanto tempo dura a queimadura de sol?

Para determinar quanto tempo dura uma queimadura de sol, é necessário avaliar a profundidade da camada de pele atingida.

Na maioria dos casos, a lesão é de primeiro grau, tendo uma recuperação é de 4 a 6 dias. Contudo, se a queimadura de sol for de segundo grau, a melhora ocorre de 7 a 21 dias, já que atingiu as camadas mais profundas da pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o tratamento dos diferentes graus de queimadura de sol varia.

  • Primeiro grau: manter a pele hidratada, aplicar filtro solar e, se necessário, usar medicamento analgésico.
  • Segundo grau: devido ao surgimento de bolhas e com dor intensa, é necessário um acompanhamento médico para drenar as vesículas, fazer a limpeza e colocar curativos.

Quando é necessário buscar um médico

É indicado buscar ajuda médica quando a queimadura tiver bolhas e destruição de várias camadas da pele.

Além disso, caso haja sintomas como calafrios, febre, dor de cabeça ou confusão mental, busque o pronto socorro mais próximo imediatamente. Isso porque esses sinais são indicadores de insolação, algo mais grave que a queimadura de sol.

As queimaduras solares podem ser evitadas com hábitos simples como o uso de protetor solar com um FPS 30+. Por fim, o ideal é evitar a exposição em horários de pico (entre 10h e 16h). Proteja a sua pele!

Compartilhe:

Receba as novidades no seu e-mail